quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Um pouco mais sobre amor platônico



  Antes que comece a ler essa postagem, sugiro a leitura na íntegra do conto, Tentação, de Clarice Lispector, que postei ontem aqui no blog.


    Amor Platônico, é um assunto desconhecido por muitos, mais é algo real e comum entre nós. Não é todo mundo que se apaixona loucamente por alguém que só conhece de vista. Mas quem nunca sentiu, nem que seja, uma mera atração por alguém que só viu de passagem? Acredite, inúmeras pessoas no mundo sofrem  com esse sentimento e muitas nem sabe o que estão sentido. Mas afinal de contas o que significa a expressão, Amor Platônico?
    Para o senso comum, é  o amor romântico, idealista, que nunca se concretiza. Platônico vem de Platão, filósofo grego que acreditava na existência de dois mundos- o das ideias onde tudo seria perfeito e eterno e o mundo  real, finito e imperfeito. O amor para Platão, começava pelo real  e terminava pelo ideal.
    A menina ruiva do conto de Clarice Lispector, pode ser citado como um exemplo de amor platônico visto sob o foco do senso comum. Ela estava sentada nos degraus de sua casa, solitária, quando viu se aproximar um cachorro ruivo. A própria autora faz questão de descrever o amor a primeira vista entre eles:
     "Sabe-se também que sem se falar eles se pediam. Pediam-se com urgência, com encabulamento, surpreendidos".
    A menina no auge de sua  infância  e inocência, talvez fosse filha única e não tivesse a companhia de outras crianças para brincar e se tivesse, talvez se sentisse diferente das demais por causa da sua cor, como Clarice tão bem descreveu:
   " Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária."
    Mas aí aparece na vida dela justamente um cachorro ruivo. Quem sabe o animal de estimação que  ela talvez tanto sonhasse. Ambos começam a se olhar, aparentemente um amor recíproco. E a menina sente como se tivesse encontrado uma solução para sua suposta solidão.
    Muitas pessoas, em momentos de carência e solidão, ao conhecerem  alguém, que desperta nelas um certo interesse amoroso, deixam-se levar pela fantasia, pela imaginação, criando na mente um amor ilusório e passam a viver em prol desse amor. E em muitos casos, mesmo depois de verem "a pessoa amada" dobrando o outro lado da esquina da vida, sem sequer olhar para trás, dando a  certeza que o  amor não  é correspondido, continuam idealizando-o, vivendo de desejos e ilusões.
     Muitos amores platônicos se tornam doentios, quando a pessoa que nutre dentro de si  esse sentimento, perde o sentido de viver por não poder está ao lado do ser "amado" e por não conseguir se abrir a chance de um amor real, passando assim, a viver isolada da sociedade, em um mundo de carência, solidão e angústia.
     Está apaixonado (a) é sem dúvida uma dádiva de Deus. Mas tenha cuidado com os sentimentos mascarados em forma de amor. Antes de sair dizendo pra todo mundo que conheceu " o amor da sua vida", primeiro trate de conhecê-lo realmente. E pra conhecer uma pessoa é necessário a convivência. Só amamos de verdade aquilo que conhecemos.
    Outra coisa muito importante, é conhecer o outro antes de iniciar um relacionamento. É o passo mais sábio para viver um namoro saudável. E a chance desse namoro dar certo é enorme comparada aqueles relacionamentos que tiveram início depois de um " fica".
   O meu conselho é: não tenha medo do amor, não tenha medo de amar. Mas cuide do seu coração não permitindo que certos sentimentos lhe aprisione. Como? Não se isolando do convívio social.  Aqui segue alguma sugestões:
 
    1. Tenha momentos de lazer com os amigos, saia  para passear;
 
    2. Comece a praticar uma atividade física;
 
    3. Faça um curso;

    4. Participe de grupos da igreja;
 
     O importante é não se isolar. Pois tudo isso que citei acima, facilita e muito a oportunidade de encontrar alguém que pode ser muito mais que um amor platônico e sim um amor real, de verdade. Mas acima de tudo, valorize-se e aprenda a cultivar os momentos bons. Lute mesmo com força contra os sentimentos que prejudicam sua vida e que  interferem no bem estar consigo mesmo e com os outros.

    Boa sorte, eu torço por você!

     
    

Nenhum comentário: