segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Natal, tempo de perdoar


“Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo!” (Lucas 23, 34)

 Essa foi a prece de Jesus ao ser crucificado, pedindo Ao Pai que perdoasse aqueles que O torturava e escarneciam d’Ele. Um exemplo lindo de perdão!
E nós, como agimos quando somos ofendidos por alguém? Ou melhor, como anda nosso coração? Está livre de mágoas, de rancores ou está sujo de ódio e de ressentimento?
Estamos no mês do Natal, uma das épocas mais especiais do ano. O mundo inteiro comemora o nascimento de Cristo. Mas infelizmente para muitos essa data é sinônimo de festas, compras, presentes... e o verdadeiro sentido do Natal é totalmente deturpado.
Gostei muito de uma foto que eu vi em uma rede social. O Papai Noel adorando o menino Jesus na manjedoura e embaixo a legenda: “Devolvendo o Natal para o seu verdadeiro dono.”
Sei que sempre é tempo de perdoar, mas que tal aproveitarmos esse tempo litúrgico para exercitar a virtude do perdão e assim viver um verdadeiro Natal?
Jesus, o Deus Menino se fez pequeno e pobre vindo ao mundo em um lugarzinho simples, a gruta de Belém. E já adulto, depois de viver toda a sua vida aqui na terra só fazendo o bem, é traído por alguém que dizia ser seu amigo, é abandonado pelos seus companheiros de missão no momento mais angustiante e ainda assim já pregado na cruz, após sofrer as mais terríveis formas de tortura, pede Ao Pai que perdoe a todos.
E nós quantas vezes nos enchemos de orgulho, de vaidade e mostramos um coração duro incapaz de amar e perdoar aqueles que nos ofenderam!
Hoje ouvindo a música, um coração igual ao Teu, do Padre Fábio de Melo, que está em seu trabalho mais recente, o CD Solo Sagrado, senti esse desejo de falar sobre a importância do perdão.
Porque só um coração igual ao de Jesus é capaz de perdoar, de amar e acolher quem quer que seja. Pois todos somos filhos de Deus. Ninguém é melhor do que ninguém.
Nesse Natal eu quero viver a experiência do perdão. Perdoar quem me ofendeu, ser perdoada por quem ofendi e perdoar a mim mesma. Mesmo que não seja fácil.
Perdoar é dar chance para a vida novamente acontecer. Pois um coração que não perdoa está morto, sombrio... O Perdão ressuscita, traz luz, vida nova e vida em abundância como prometeu Jesus para todos que cressem n’Ele e cumprissem seus mandamentos. E qual é o primeiro mandamento? “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Faça dessa linda música sua oração, pedindo ao Senhor um coração igual ao D’Ele.


Um coração igual ao Teu - Padre Fábio de Melo

Quando alguém me ofender, quando alguém me machucar com gesto ou palavra, vou olhar na direção do Teu amor e dizer:

Ó meu Senhor, eu quero ter um coração igual ao Teu. Ó meu Senhor, eu quero ter um coração igual ao Teu, que não alimente mágoas nem rancores, que não leve o fardo da ingratidão. Dá-me um novo coração.

Quando a dor da traição, quando a cruz da solidão pesar sobre os ombros, vou andar na direção do teu altar e pedir:

Ó meu Senhor eu quero ter um coração igual ao Teu, ó meu Senhor! eu quero ter um coração igual ao Teu, que não alimente mágoas nem rancores, que não leve o fardo da ingratidão. Dá-me um novo coração.

Quando alguém me injustiçar, quando me caluniar com o peso do ódio vou buscar a luz que nasce do Teu peito e dizer:

Ó meu Senhor eu quero ter um coração igual ao Teu, Ó meu Senhor eu quero ter um coração igual ao Teu, que não alimente mágoas nem rancores, que não leve o fardo da ingratidão. Dá-me um novo coração.

Ó meu Senhor, eu quero ter um coração igual ao Teu. Ó meu Senhor, eu quero ter um coração igual ao Teu. Ó meu Senhor, eu quero ter um coração igual ao Teu. Ó meu Senhor, eu quero ter um coração igual ao Teu, que não alimente mágoas nem rancores, que não leve o fardo da ingratidão. Dá-me um novo coração.



Nenhum comentário: