quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Um bom livro é um ótimo companheiro





Hoje é o dia nacional do livro. Uma data muito importante para nós que somos amantes de uma boa leitura. Sou uma leitora fanática assumida. Desde muito cedo aprendi a importância de ler, de viajar através das palavras.
Lembro-me que no início da minha vida escolar, quando a professora começou a incentivar os alunos a ler e deixou disponível os livros da biblioteca da escola para serem emprestados, foi uma alegria para mim. Mas quando chegava o dia de entregá-los era uma tristeza. Afinal, eu teria que devolver aquela preciosidade, a qual já tinha me apegado, era praticamente ter que se despedir de um amigo mais que querido. E era mesmo.
Recordo-me de uma vez em que a minha professora da primeira série reclamou que muitos alunos estavam estragando os livros, levavam para casa e devolviam eles sujos, faltando páginas, rabiscados... Nossa aquilo me revoltou. Foi então que tive a brilhante ideia de pegar vários livros escondido e decidi que não ia mais devolvê-los, assim eles estariam seguros e protegidos comigo e não seriam maltratados por ninguém.
Mas os responsáveis pela biblioteca perceberam a falta dos livros e eu tive que devolvê-los as escondidas, com medo de ser punida. Nossa, que vexame! E uma tristeza para mim. Eu era apenas uma criança defensora dos livros e não sabia que pegá-los sem avisar não era algo correto. Ainda hoje me lembro de um livro lindo, que tinha como título: A minha primeira enciclopédia – ilustrada. Nossa, nunca consegui encontrar um exemplar dele. Tenho esperança de que em algum lugar ainda exista algum e espero encontra-lo. (risos)
Com o tempo aprendi a me despedir dos meus amigos livros cada vez que os pegava emprestado. Mas aproveitava o máximo possível o tempo que estaria com eles. E quando me apegava muito com um livro sempre renovava o empréstimo. Mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde teria que devolvê-lo querendo ou não.
Fico triste ao ver que muitos ainda não descobriram o sabor de uma boa leitura... Tem gente que não tem paciência de ler nem um texto sequer. Muitas pessoas se admiram por eu adorar ler e eu me admiro de quem não gosta de ler. Porque um bom livro é uma ótima companhia.
É muito bom sentar debaixo de uma árvore no quintal e ler aquele livro há tanto tempo esperado, ou deitar-se em uma rede e reler um livro antigo, guardado na estante... Na cama, na cadeira, ou seja lá onde for, até deitado no chão é bom ler... Aliás, ler é tudo de bom!
Desejo a todos que, assim como eu, são apaixonados por livros, um feliz dia nacional do livro. E para aqueles que não gostam, que descubram esse prazer maravilhoso que é a leitura.
Livros e café? Pode me chamar que eu tô nessa! (risos) Ah, deixo aqui um lembrete:  quem quiser me dar um presente e não conhece meus gostos, fica a dica: um livro sempre será muito bem vindo. Na verdade é o meu presente favorito! #Fica #a #dica!
Beijos a todos vocês meus amados (as) leitores (as) Deus abençoe a cada um! Paz e Bem!
Kátia Aparecida

Nenhum comentário: