sábado, 18 de outubro de 2014

Castidade, Deus quer você consegue!



   Um dia desses estava conversando pela internet com uma adolescente de 12 anos. Ela mora em  outra cidade e faz um tempo que não nos vemos. Então perguntei se ela tinha alguma novidade para me contar, e imediatamente ela me disse que havia perdido a virgindade com um garoto da escola.
   Sinceramente não me surpreendi, pois casos como esses infelizmente está cada vez mais comum. Mas fiquei bastante preocupada, uma vez que ela já havia partilhado comigo sobre esse assunto, e eu a aconselhei que o melhor sempre é esperar até o casamento. Expliquei as consequencias de ter uma vida sexual ativa antes e fora do matrimônio, que não são nada boas e sim muito prejudiciais. E até porque ela é muito novinha, ainda tem muito o que viver e aprender nessa vida. Ocupações como estudos, frequentar um grupo da igreja, fazer algum curso que lhe agrade, praticar uma atividade física etc, deveria ser parte de sua rotina. Ocupar a mente com coisas boas que realmente trazem proveito para a vida nessa fase tão linda que é a adolescência.
    Infelizmente meu aconselhamento de nada serviu. Não estou aqui julgando nem condenando minha querida amiguinha por quem tenho grande carinho. Mas justamente por ter um grande apreço por ela é que me preocupei. Ainda mais por saber que agora o mesmo garoto continua insistindo para que ela continue mantendo relações com ele e outro rapaz da escola já está procurando ela também.
     É uma triste realidade minha gente. Meninas como ela deveria ainda está brincando com bonecas mas a realidade é outra, pois as chances de uma gravidez precoce é muito grande. Sem falar nas doenças venéreas que são outras das terríveis consequencias de quem vive o sexo desregrado.
     Muita gente quando escuta falar em castidade acha que é algo careta, coisa do passado... Entretanto, não imagina o quanto é maravilhoso guardar-se, preservar-se, pois como diz o padre Fábio de Melo, somos solos sagrados e por isso  não devemos ser profanados.
     Não que seja fácil, estamos falando de uma luta contra as más inclinações. Mas como diz o título dessa postagem: CASTIDADE, DEUS QUER VOCÊ CONSEGUE! 
     Sim, Deus quer que cada um de nós nos guardemos, nos valorizemos, porque Ele é o nosso criador e como diz, o professor Felipe Aquino, no livro, A cura da nossa afetividade e sexualidade:  "Somente quem criou o homem pode dizer como ele deve viver; ninguém mais."
      Deixo aqui um presente para você que luta para viver a castidade, são trechos desse mesmo livro que citei, que é da comunidade Canção Nova. Eu já li, estou relendo e recomendo, adquira e leia você também.  
      A castidade é um tesouro valioso que nos ensina a nos dominar, a sermos equilibrados. E só seremos felizes em nossos afetos e em nossa sexualidade se formos castos. Busquemos a pureza que vem de Deus. Imitemos Maria que é a sempre bela, pura e imaculada, peçamos sempre o seu auxílio para não cairmos em tentação.
     Você que é jovem e que deseja ter um casamento feliz e abençoado, viva a castidade, saiba esperar no Senhor e se reserve somente para a pessoa que Deus escolheu como companheiro (a) para toda a sua vida. Mesmo você que infelizmente não soube se guardar e acabou caindo, se levante, peça forças ao Espírito Santo que é a nossa Fortaleza e recomece uma nova vida com pureza e santidade. Vale a pena, pode acreditar! 


Leia trechos do livro, A cura da nossa afetividade e sexualidade

QUAL O SENTIDO DO SEXO NO PLANO DE DEUS?

    A vivência sexual entre o homem e a mulher tem dois sentidos no plano de Deus: unitivo e procriativo. Deus disse para o casal: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a Terra", e ela não está cheia ainda. Falta muito para encher a Terra e, para enchê-la, Deus deu ao casal a vida sexual. [...]

    O sexo para o casal é a liturgia do amor conjugal, a celebração do amor. Aquilo que um faz pelo outro é celebrado depois, no ato sexual. O carinho que um tem pelo outro a compreensão, o perdão que um deu ao outro, o suor, a luta que travam para educar os filhos, para manter o lar. E, naquele abraço, no ato sexual, celebra-se o amor.
    O ato sexual é a celebração mais profunda do amor conjugal; o ápice do amor. O sentimento amoroso pode ser expresso de inúmeras maneiras: dando uma flor para a pessoa amada, um abraço, um telefonema quando se está longe... Porém, a forma mais intensa, mas profunda e radical de expressá-lo é o ato sexual, no qual não estão mais os presentes, as palavras; estão os corpos, a sensibilidade, os corações entregando-se um ao outro. A mulher mergulha no homem e o homem mergulha na mulher. É uma declaração da sua pertença à pessoa amada. [...]
     É preciso que os jovens entendam que a Igreja é mãe e almeja o bem dos filhos. Se ela diz que o sexo só pode ser feito dentro do matrimônio, não é por crueldade, "caretice" ou falta de psicologia humana. Essa mãe é mestra e nos ama muito. Ela sabe que se o sexo for extraconjugal só trará desgraças. Cito algumas desgraças para que você tenha convicção de que a Igreja não está errada.
    Em primeiro lugar, existe uma grande diversidade de doenças venéreas no mundo e, ao contrário do que se pensa, elas não estão completamente controladas pelos medicamentos. A aids, a gonorréia e a sífilis são doenças terríveis, transmitidas justamente no ato sexual. [...]
    Se O Senhor diz para não pecarmos contra a castidade, a igreja traduz isso para nós: não vivamos o sexo fora do casamento. [...]
    Pergunto a você: Quem é o seu construtor? Quem fez o projeto da sua vida? Foi Deus. Portanto, só Ele pode fazer um manual sobre o seu funcionamento.  [...]
    O sexo é para ser vivido dentro do matrimônio; fora dele há doenças e tragédias. Um tempo atrás, o ex-ministro da saude  foi à televisão dizer que o Brasil tem dois milhões de adolescentes grávidas. São meninas com treze, catorze anos de idade, que deveriam brincar com bonecas e já estão embalando um filho. [...]
    É por esse motivo que a Igreja, voz de Deus na Terra, insiste em que os filhos vivam a lei de Deus. Se procederem de acordo com a Palavra, não terão gestações prematuras, não darão aborrecimento para a família, não se sentirão humilhados perante a sociedade, não terão de se casar às pressas. [...]
    Está percebendo o alto preço do sexo fora do plano de Deus? Aborto, doenças venéreas, crianças que não conhecem seus pais, destruição de famílias, brigas... E todas as vezes que você optar pelo sexo fora do casamento, saiba que vai pagar um ato preço.
    Pagam um alto preço todos os que debocham de sua busca pela santidade, que caçoam de você, duvidando de sua masculinidade pelo fato de você não transar com diferentes mulheres numa mesma semana. O sexo fora do casamento é triste e por isso a Igreja nos fala de castidade.
     Solteiros e casados são convidados a viver a castidade, não tendo vida sexual ativa antes do matrimônio e fora dele, respectivamente.
      
     Apresento dez razões para que você queira viver a castidade:

     

1- Para fazer a vontade de Deus

2- Para não pecar e por isso ser feliz

3- Para não haver na sua vida uma gravidez indesejada. Você não será mãe e nem pai antes da hora; não terá vergonha dos seus pais

4- Porque não haverá doenças venéreas em sua vida. Você nunca transmitirá para seus filhos uma doença contraída via sexo. Nunca vai passar aids ou sífilis a eles.

5- Porque você dará um exemplo muito importante para o mundo. Aqueles que criticam a castidade o fazem porque não conseguem vivê-la. Santo Agostinho dizia que aquele que não consegue viver a virtude, critica os que vivem, exatamente porque não consegue vivê-la.

6- Porque vivendo a castidade irá canalizar suas energias para o seu desenvolvimento, seu trabalho, seus estudos, seu apostolado. A castidade faz o jovem ser integrado no seu ser.

7- Para respeitar a pessoa do outro. Você não é dono do corpo de sua namorada, assim como a sua namorada não é dona do seu corpo. Apenas o corpo de sua esposa lhe pertence, embora isso não signifique que você possa fazer do corpo dela o que quiser. Como conjugês, vocês tem direito a vida sexual, porque pela união diante de Deus tornaram-se uma só carne.

8- Para não haver aborto em sua vida

9- Porque você construirá uma família forte e santa.

10- Porque você aprenderá o domínio da vontade, o autocontrole. Muitos casais se separam por causa da infidelidade um do outro, das traições. Porque os homens se dobram diante de mulheres mais jovens, mais bonitas do que a deles? Porque as mulheres se encantam com rapazes mais novos? Porque o ser humano tem cedido aos impulsos carnais? Porque não aprendeu a treinar a própria vontade, a se dominar, a ter autocontrole.

    É na vida de solteiro que se faz o exercício da castidade e se treina o dominio de si mesmo. O livro dos provérbios diz:"É melhor o paciente que o valente; quem domina a si mesmo vale mais que o conquistador de cidades" (cf. Pr 16,32)
    Talvez seja fácil construir uma cidade, porém é muito mais difícil dominar a si mesmo. Portanto vamos viver a santidade! Nada de homossexualismo, nada de masturbação - isso também é fora do plano de Deus.[...]
    O jovem que faz o exercício da castidade exercita o autocontrole. será um pai, um esposo fiel a sua esposa. Acredite nisso!

(Professor Felipe Aquino - comunidade Canção Nova)
 

Nenhum comentário: