quinta-feira, 29 de maio de 2014

O dom das lágrimas



Hoje estou sentindo vontade de chorar... São tantos os sentimentos que mexe com minhas emoções! Eu acho que sou como o padre Fábio de Melo, carrego uma tristeza que faz parte de mim. Apesar do meu sorriso estampado, das brincadeiras eu trago uma certa melancolia que se pode ver muito bem pelo meu olhar. Mas não sou alguém totalmente triste e nem muito menos amarga ou frustrada, a minha fé em Deus me concede a graça da felicidade. Parece até que estou me contradizendo não é? No entanto, me identifico muito com essas palavras do padre Fábio que diz:
“Não entendo a tristeza como ausência de felicidade. Acho que elas coexistem. Somos felizes e tristes. Felizes porque tentamos entender a nossa missão. Tristes porque assim tem de ser. A tristeza nos empresta respeito ao outro e percepção mais aguçada da dor. Talvez tristeza seja ausência de alegria, de riso fácil, não de felicidade.”
 E em certos momentos como agora, a minha melancolia me dá vontade de transmitir o que sinto por meio da palavra. E aqui estou partilhando mais uma vez com vocês do meu sagrado.
Entretanto, nem sempre consigo expressar o que sinto. Sei que todo mundo também é assim. Acho que é por isso que eu amo uma boa música, que tenha conteúdo e significado. Porque muitas das vezes estou sentindo algo que não sei descrever e, de repente a letra de uma determinada música é capaz de transmitir o que sinto e daí se torna uma oração à Deus.
Acredito que tenho o dom das lágrimas. Muitas vezes ouvindo uma música da igreja, lendo um livro ou mesmo rezando começo a chorar. Para quem nunca ouviu falar nesse dom do Espírito Santo, quero partilhar o que aprendi através de um missionário da Canção Nova:
“A Palavra de Deus fala de um tipo de oração feita entre ‘lágrimas’ que é poderosíssima. Isso por se tratar de um dom do Espírito Santo. É uma oração eficaz que Deus atende prontamente. Por isso está escrito: “Roguemos ao Senhor com lágrimas que nos conceda a sua misericórdia como lhe aprouver, para que assim como se perturbou o nosso coração com o orgulho dos nossos inimigos, do mesmo modo encontraremos glória em nossa humilhação” (Jt 8, 17). Deus tem o poder de transformar em vitória a humilhação que vivemos no momento presente. O choro nos esvazia na presença do Senhor e, quando um coração está vazio de si mesmo, Deus o encherá. É a humildade que atrai o Senhor ao nosso encontro. No dom de lágrimas, Deus cura o coração ferido pelo pecado, purifica-o e fortalece-o contra todo mal e toda tentação. Trata-se de um favor, um dom que Deus concede de graça, um benefício que ele dá e que tem o poder de tornar a pessoa liberta. Esse dom tem a força de devolver a felicidade aos que se perderam de Deus e mergulharam nas trevas da tristeza. É uma graça especial e firme de intercessão que age em nós para salvar as pessoas...Deus, pela humildade das lágrimas, salva da morte e do desespero. Ele desperta esse carisma no coração de uma pessoa quando quer torná-la melhor, mais santa. São muitos os bens que o Espírito Santo realiza na vida daqueles a quem deu esse dom. Mas a graça só acontece se a pessoa acolher com reconhecimento. (p.20-22. O Dom das Lágrimas. Márcio Mendes. Editora Canção Nova. 33ª. Ed. 2007).
Fico muito assustada quando escuto alguém de dizer que não chora. Pois o choro liberta a alma, consola. É como diz a música, Reis e Princesas, da banda Rosa de Saron: “Sei que as lágrimas são o sangue da alma, Deus as entende e eu as entrego.” É por isso que não tenho medo de chorar na presença do Senhor, sei que Ele me entende e me acolhe.

Reflitam com essa música:



 Lágrimas que purificam – Adriana Arydes

 Lágrimas falam mesmo
quando estão escondidas no olhar
mas se elas rolam,
é a dor que já não dá pra suportar
lágrimas que purificam, lágrimas que santificam
e dão força ao coração.

(Refrão)
Lágrimas doem pra valer mas sempre há de
prevalecer toda a vontade do Senhor
presente em minha vida (2x).

Os sonhos que não alcanço
eu me pergunto por que DEUS não quis,
mas sei que ELE vê mais longe
e ELE sabe o que é bom pra mim.
Se eu chorar a noite inteira logo pela manhã
o meu Senhor as minhas lagrimas enxugará.

Nenhum comentário: