domingo, 23 de junho de 2013

Não deixe o desânimo dominar sua vida




 "Corramos com perseverança na corrida, mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé. Em troca da alegria que lhe era proposta, Ele se submeteu à cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus. Para que vocês não se cansem e não percam o ânimo, pensem atentamente em Jesus, que suportou contra si tão grande hostilidade por parte dos pecadores". (Hebreus 12, 1c-3)

  Em uma manhã, enquanto eu fazia a leitura orante da Palavra de Deus, me veio a inspiração de falar, aqui no blog, sobre o desânimo. Logo porque, a passagem bíblica que eu estava lendo tem tudo haver com este tema. E os versículos que me inspiraram essa postagem foram os citados acima.
 Enquanto lia a Palavra, também escrevia em meu diário espiritual. Pois o método de leitura bíblica que uso é o mesmo que o monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade Canção Nova, ensina em seu livro: A Bíblia Foi Escrita Para Você. Um método muito prático e eficaz de ler e compreender a Palavra.
  Ao me deparar com o versículo 3, do capítulo 12, da carta de São Paulo aos Hebreus, exclamei: "Meu Deus! Aqui está a receita para combater o desânimo"! 
  Pensar atentamente em Jesus, em tudo o que Ele suportou, as humilhações, as incompreensões... Sendo Ele O Filho de Deus, trocou reinos por cada um de nós e se humilhou até a morte e morte de cruz. Pensando assim adquirimos forças para vencer o desânimo. 
  Nós temos um Deus que é capaz de entender nossas dores, nosso cansaço e todo e qualquer abatimento. Pois Ele experimentou na carne tudo isso, exceto o pecado.
   Em outra passagem Jesus diz: "Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11, 28)
  Que convite maravilhoso! É o próprio Senhor dos senhores, O Rei dos reis que nos convida a descansar n'Ele. E ainda assim, por causa de nossa natureza fraca, muitas vezes nos deixamos abater pelo desânimo.
   Leia atentamente o que o monsenhor Jonas Abib fala acerca do desânimo, em seu livro, A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima:
  
  "Muitas pessoas estão com a chama apagada. Com a alma morta. Entregaram-se ao conformismo. Instalaram-se no desânimo. Como resultado: ficaram tristes, abatidas, deprimidas. 
   E o que é alguém desanimado?
   A palavra já diz bem: des-animado. É como se a pessoa estivesse sem alma. A chama se apagou.
  A palavra desanimar vem da negação de 'animare', que significa "dar alma", vida, movimento, coragem, entusiasmo, vivacidade.
  Com certeza você jamais venderia sua alma, nem ficaria sem ela. Ninguém quer ficar desanimado.
  Corpo, alma e espírito formam um conjunto muito interligado. A doença da alma contagia o espírito e, consequentemente, faz surgirem doença no corpo: dores de cabeça, na coluna, no pescoço, nas pernas, insônia, pressão alta, problemas de coração, bronquite asmática... E vêm os remédios... Tudo por causa de uma doença da alma chamada desânimo; e todos pensam ser algo pessoal:
 "Mas como não vou desanimar diante de fatos tão concretos que tenho vivido?"
 Pelo contrário, diante dos problemas você precisa ter muito mais ânimo ainda.
 Hoje você fica sabendo que o desânimo é uma arma terrível de autodestruição. Mesmo que você já o saiba e que isso pareça absolutamente óbvio, hoje lhe é revelado".
   
  Viu  só o que o desânimo é capaz de fazer em nossas vidas? Entretanto, Maior é Deus e Ele pode e quer dar a alegria e o conforto para a nossa alma, se nos decidirmos a não ficarmos desanimados. Mas isso só é possível se formos pessoas de oração. Sim, é preciso estarmos em sintonia com O Senhor, por meio da Palavra, da adoração, da Eucaristia, da confissão... 
  É preciso clamar constantemente o Espírito Santo sobre nós, para não desanimarmos na caminhada, pois Ele a nossa força.
   
   Rezemos juntos:

  Oração no desânimo

  Meu Deus, A Ti eu clamo: dentro de mim há trevas, mas em Ti encontro a luz. Estou sozinho, mas Tu não me abandonas. Estou desanimado, mas em Ti encontro auxílio. Estou inquieto, mas em Ti encontro a paz. Dentro de mim há amargura, mas em Ti encontro paciência. Não compreendo Teus planos, mas Tu conheces o meu caminho.
 



Um comentário:

Anônimo disse...

Amiga, que bela reflexão você nos trouxe, magnífica, simplesmente abençoada!
Eu também faço o meu diário espiritual usando o mesmo método ensinado pelo Monsenhor Jonas Abib!
Poderia falar mais aqui sobre seu texto, mas eu estou sem palavras, mas agradeço a Deus por ter pessoas, jovens abençoados para evangelizar na internet e além internet, pelo que já conheço de ti, você também evangeliza jovens e crianças da sua comunidade!
Deus a abençoe mais e mais!
Tamu junta!