domingo, 26 de junho de 2011

Amor Platônico e Dependência Afetiva

   
 
     Há pessoas que tem facilidade de se apaixonar platonicamente e acabam deixando escapar as chances de encontrar um amor real, porque  se prendem a "amores" que só existem na imaginação e nunca na realidade. Mas esse tipo de sentimento, dependendo dos casos, pode ser muito prejudicial. Porque está acompanhado por outros sentimentos como: a tristeza, a angústia e a dependência afetiva. Essa última considero como uma das  piores coisas que podemos sentir. Pois ao nos tornarmos dependentes afetivamente de algúem, também nos tornamos "escravos" de nossa própria emoção. Achando que não podemos fazer absolutamente nada, a não ser sofrer por quem muita das vezes não está nem aí para o nosso coração.
   Se você está passando por essa situação saiba que isso pode ser superado, mas precisará de muita calma e paciência consigo mesmo. Entretanto, se já faz algum tempo que isso está acontecendo, recomendo que procure  a ajuda de um especialista, psicólogo ou terapeuta que possa orientá-lo. Principalmente se estiver em estado de depressão, o que é muito comum em casos como este. Porém, o mais importante agora é entender que está mais que na hora de tomar uma nova postura diante da vida. Como? aqui segue algumas dicas:
   1. Assuma para si mesmo os seus sentimentos sem se auto condenar . Saiba que é normal se apaixonar  por quem quer que seja, afinal como diz aquele velho ditado, no coração não se manda. Mas podemos ajudá-lo a não sofrer tanto parando  de alimentar ilusões que só o machucam.

   2. Entenda que esse sentimento não é amor verdadeiro e sim dependência afetiva. Pois o amor verdadeiro só se torna possivel  com  a convivência, quando conhecemos um pouco do outro , quando há laços de amizade. Mas também é importante lembrar que mesmo sendo muito amigo da pessoa que você  gosta , não é razão para acreditar num amor de verdade que talvez só exista no seu pensamento. Por isso não se apegue a certas ilusões e sempre respeite a vontade do outro. Assuma o que sente  e se não for correspondido  não fique insistindo tanto! Afinal tudo tem seu tempo certo. Acredite mesmo naquela frase feita que diz: o que for pra você será!
  
   3. Aproveite a vida! isso mesmo, não perca tempo alimentando um sentimento que só te deixa para baixo. Sáia desse castelo de ilusões e comece a viver a realidade de uma vez por todas! e como disse uma vez um grande sábio," tem tanta gente só esperando um sorriso seu para chegar perto de você!" Pense nisso.

  4. Divirta-se! Sabe aquela festa que você estava pensando em não ir porque sabe que o seu amor platônico também não vai? Como amiga, lhe aconselho a ir. Não desperdice as oportunidades de conhecer pessoas novas. Quem sabe uma delas é a pessoa certa para você! Mas lembre-se que está saíndo para se divertir e não a procura desesperada  de um amor. Pois toda vez que buscamos anciosamente e desesperadamente por algo, acabamos por nos afastar do que tanto queremos. É  a lei da mente.

   Espero que através dessas dicas eu possa ter lhe ajudado ou pelo menos auxiliado. E não esqueça que, a vida é muito mais do que um amor platônico e você não merece viver dependente de um sentimento que só lhe prejudica. Abra-se ao amor de verdade, saiba esperá-lo e no momento certo ele chegará. Liberte-se da dependência afetiva, valorize-se! Seja livre para amar, viver e sonhar com o que realmente vale a pena. SEJA MUITO FELIZ!!!


Pense nisso:


" Eu não nasci para ser escrava de sentimento nenhum. Sei que tenho o direito de amar alguém mas não tenho o dever de viver em prol desse amor. Pois acima de tudo preciso amar A Deus e é Ele que me garante a verdadeira liberdade para a qual eu fui criada". (Kátia Aparecida)


" Não olhe com pressa para as pessoas, pois correrá o risco de vê o que não existe".( Pe. Fábio de Melo)


" Que o teu olhar não se prenda em quem não quer ver-te para além das ilusões, pois o amor que vale a pena nessa vida dá ao coração sempre o direito de ser ele imperfeito e mesmo assim pode ser mais feliz."( Pe. Fábio de Melo)


" Eu não vou mais me desesperar por não ter ao meu lado a pessoa que eu amo. Vou viver minha vida e se eu morrer pelo menos não passei por esse mundo sem amar." Kátia Aparecida)

3 comentários:

superando limites disse...

Muitio legal seu texto. Estava prescisando ler algo parecdo... por que sofro de uma depencia afetiva, que um dia pensei que era amor... mas não era....simplismente crie na minha cabeça, alimentei e queria que virasse realidade... mas descobri no seu texto que amor de verdade não maltrata não te deixa angustiada.. e vou superar esse vicio que não me deixa viver só me angustia ... com a força do senhor meu deus vou supear muito obrigada...

Kátia Aparecida disse...

Com toda certeza você vai superar, basta tomar essa decisão de maneira firme e contribuir para isso. Pois como disse uma vez o pe. Fábio de Melo, "Há sonhos que não são próprios para serem sonhados." Muitas vezes somos sequestrados pela nossa própria emoção, acreditando em sentimentos que podemos sim vencer mas achamos que não. Muita força pra vc! Confie sua vida, seu coração nas mãos Daquele que tudo pode, Jesus. Sim, com a força do Senhor nosso Deus, vc vai superar. Muita Paz em seu coração!

Leandra disse...

Muito bom seu texto, valeu!