sexta-feira, 24 de junho de 2011

O que fazer para não perder o sentido da vida?

Mar ( Elizabeth Espósito Herrera) da novela Quase Anjos.
    Tem momentos na vida, que parece que nada dá certo, que tudo só dá errado mesmo! É problema no trabalho, dificuldade nos estudos, brigas constantes na família, é o namoro que acabou, são os amigos que estão distantes ou até mesmo a saúde que não está lá essas  coisas e  por aí vai. Nessas horas, poderíamos até citar as palavras de Davi no salmo 55, 7-9 : "Digo-me, então: tivesse eu asas como a pomba, voaria para um lugar de repouso; ir-me-ia bem longe morar no deserto. Apressar-me-ia em busca de abrigo contra o vendaval e a tempestade."
    É interessante como isso realmente acontece, toda vez que nos encontramos tristes e angustiados. Sentimos uma vontade desesperada de fugir para um lugar distante, ou até mesmo criamos no pensamento um lugar de fuga, pensando que assim deixaremos de sofrer. O trecho de uma música da banda argentina, Teen Angels, traduz um pouco esse sentimento: 

          "Hay un lugar al que me voy cuando estoy triste
           És un lugar dentro de mi que nunca viste
           Me lo invente para sentir que mi quisiste
           És un lugar al que me voy cuando estoy triste."[...]"
      
     Traduzindo para o bom e velho português:

          "Há um lugar aonde eu vou quando estou triste
          É um lugar dentro de mim que nunca viste
          Eu que inventei para sentir que me queria
          É um lugar aonde eu vou quando estou triste."[...]
   
      Foi no desejo de sair de um momento de desânimo e desalento que Manuel Bandeira criou a "metáfora" da Pasárgada. Lugar esse irreal, que suscitou na imaginação do poeta uma paisagem fabulosa, um país de delícias aonde ele poderia se refugiar da angústia e da dor. Leia um trecho do poema:

         "E quando eu estiver mais triste
          Mas triste de não ter jeito
          Quando de noite me der Vontade de me matar
          Vou me embora pra Pasárgada."[...]
    
    Quantas vezes, em momentos difíceis da sua vida, você se percebeu dizendo frases como: "eu quero sumir do mapa!"  eu quero nunca ter existido!" desejando que existisse mesmo um lugar aonde pudesse se refugiar da dor, uma Pasárgada ? Os sofrimentos muita da vezes nos rouba a  alegria, nos tira a lucidez... Mas afinal, o que fazer para não perder o sentido da vida?
    Pe. Fábio de Melo diz que: "Quando o sofrimento bater em sua porta, é melhor abrir..." Ao contrário do que  muitos pensam, os sofrimentos são necessários, porque são provas pelas quais precisamos passar para crescermos e nos tornarmos mais humanos. O grande erro é olharmos o sofrimento como definitivo, quando nos deixamos nos abater pelo desânimo e começamos a achar que não daremos conta, que nada vai mudar. Precisamos aprender a olhar o que nos faz sofrer como uma oportunidade de crescimento. Sempre nos tornamos melhores depois de passarmos pela escola da dor.
 É interessante como os poetas conseguem extrair aprendizados valiosos apartir da experiência do sofrimento. E através da sua arte de poetizar, transformam esses mesmos aprendizados em versos belíssimos. Os mais belos poemas que conquistaram o mundo foram escritos em momentos cruciais da vida de seus autores. Isso porque eles não enxergaram a dor como definitiva, nem tampouco desanimaram diante do longo caminho a ser percorrido, mas ousaram enxergar  mais além. Como disse tão sabiamente Epicuro: "A vida não é a partida, nem a chegada, a vida é a caminhada." Precisamos  aprender com os poetas a olhar para os sofrimentos, como um caminho que nos levará a alcançar o que almejamos. E a não desistir, sabendo que é no percurso que poderemos extrair lições que irão nortear nossas vidas, nos tornando mais fortes e sábios.
   Por tanto, se sua dor parece não ter fim, se sua vida não tem mais sentido e se seus sonhos parecem impossíveis demais, não desanime. Se olhando para tudo o que viveu até aqui, você percebe que só errou, que só se enganou e que parece que nada muda e continua estacionado, comece a seguir. As coisas não mudam é porque você desistiu de caminhar, se deu por vencido pelo desânimo e se tornou mero expectador da vida, dentro de um mundo ilusório. 
    Em  seu "Manual de Sobrevivência", Shakeespeare disse:
   
      "Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais."

   Se você é daquelas pessoas que ficam pensando no passado, nas coisas que não deram certo, com medo do futuro e no presente se encontram tristes sem motivo para viver, esperando que de repente apareça alguém e num passe de mágica mude sua vida... saiba que só você pode dar sentido a sua existência.
   Comece olhando a sua volta e veja quanta coisa ainda pode ser feita. O mundo é tão grande, há tanto para aprender e gente pra conhecer. Há tantos desafios e sonhos, não tenha medo de se aventurar no novo, arrisque e veja que você não tem nada a perder saindo desse seu "mundinho". E como diz  uma música da banda Rosa de Saron, O Sol da Meia Noite, "É Deus que te faz entender toda poesia e torna mais valiosa a vida e prova que ainda dar pra ser feliz."[...]
     Se der vontade de chorar, chore! de gritar, grite! mas nunca, nunca mesmo fuja da dor. Ela não é definitiva, é apenas uma prova, tudo vai passar, acredite. E se você viver bem cada momento alegre ou triste, se tornará mais forte e preparado para alcançar seus objetivos, no tempo certo. O importante é não desanimar e sempre caminhar!

     Se você não encontra o sentido das coisas, é porque este não se encontra, se cria." ( Antoine Saint- Exupéry)
     
    


Um comentário:

Unknown disse...

- Palavras que preciso ouvir -

A vida daqueles que fazem acontecer, e sendo a sua, apenas siga,prossiga, porque depois da caminha iniciada e o ponto de chegada parecer distante, o melhor que fazemos é continuarmos a caminhar firme... e com o olhar no horizonte, curtindo assim cada momento, pois é o único modo de vivermos e assim concluirmos nossa missão (chegar)!

lmmiranda1965@yahoo.com.br