terça-feira, 19 de abril de 2016

O desafio de renunciar a si mesmo


-----------------------------------------------------------
"Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." ( Marcos 8,34)
-----------------------------------------------------------

Não é pecado andar arrumada, perfumada e enfeitada. Mulher gosta de receber elogios, de ser admirada e transmitir beleza. Na verdade a mulher é bela por natureza. O problema está no excesso de querer arrumar-se a ponto de gastar fortunas com produtos, acessórios, roupas, sapatos etc;

Eu já fui assim, uma consumidora compulsiva que não podia ver algo que gostava e já estava comprando mesmo sem precisar. Tenho particularmente uma certa "obsessão" por acessórios de cabelos. Amo tiaras, fivelas, tic tacs,  lacinhos... Também curto muito pulseiras e costumava usar muitas de uma só vez. Já fiz até curso de bijuterias com direito a certificado e tudo.

Mas quando olhava para as gavetas lotadas com tantas coisas, dentro de mim sentia um vazio. Ficava me perguntando, será que terei tempo de usar tudo isso antes de morrer? Porque muitas daquelas coisas já havia comprado há muito tempo e só tinha usado algumas vezes ou nem mesmo tinha "estreado."

Hoje estou aprendendo a me desapegar de certas coisas, pois quero me libertar dos exageros. Até porque se for da vontade de Deus eu me tornarei freira e não vou precisar de tudo isso, apenas de hábitos (vestimenta de uma religiosa) véu, crucifixo, Bíblia, agenda e objetos pessoais. 

Não que eu vá deixar de transmitir beleza, muito pelo contrário, pois a beleza não consiste em coisas externas, ela vem do interior. Fico aqui pensando em quantas mulheres lindas que se exibem com suas roupas de marca, jóias, perfumes caríssimos, sapatos luxuosos e a feiura instalada em seus corações ambiciosos, invejosos, rancorosos e cheios de más inclinações. Não estou dizendo que todas que se arrumam assim são más, apenas exemplificando alguns casos. Até porque a pessoa é dona do seu dinheiro e pode comprar o que quiser, o problema está em se tornar escrava dessas coisas.

Ser esposa de Cristo é se assemelhar a Nossa Senhora, a toda bela. A que não precisou de excessos para ser uma mulher segundo o coração de Deus. E para você que assim como eu é vocacionada à vida religiosa, deixo meu recado. Você é  linda e não é nenhum pecado se arrumar, vestir saia, vestido camisas, sandálias,  mas com decência, feminilidade e sem excesso.

Usar um perfume suave, cuidar da pele, dos cabelos e unhas, manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos é fundamental para a saude de qualquer ser humano que se ama e tem consciência de que é templo do Espírito Santo.

Está sendo um desafio para mim me desapegar de certos costumes e modas, mas se isso tudo vai me levar a estar cada vez mais ao lado do meu Amado (Jesus) então vale a pena renunciar a mim mesma. Continuarei transmitindo a beleza de ser mulher, nos gestos, nas palavras, no olhar puro e no sorriso sincero.

Deus abençoe você que é mulher e descobriu que pode ser linda sem precisar seguir certas modas que desagradam o coração de Jesus. Que é possível continuar sendo bela sem excessos e sabendo usar as coisas do mundo como se não usasse.

Paz e Bem!

Nenhum comentário: