segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O perdão é cura




 A falta de perdão é o grande obstáculo para alcançarmos a cura interior. Ficar remoendo mágoas e ressentimentos é o mesmo que tomar veneno em pequenas doses e ir morrendo aos poucos.
Não é fácil perdoar. Mas ao contrário do que muitos pensam, o ato de perdoar não está ligado ao sentimento e sim a uma decisão. Eu me decido pelo perdão. Você se decide pelo perdão.
Porque se nós formos esperar para perdoar somente quando já tivermos esquecido daquilo que no fizeram de mal e não sentirmos mais nenhum rancor, é provável que morreremos sem conseguir dar o perdão.
No entanto, quando decidimos verdadeiramente a perdoar, mesmo sentindo uma dificuldade enorme para isso, a cura interior começa a acontecer.
Padre Léo em seu livro, Buscai as coisas do alto, diz: “Cura interior não é fácil, cura interior é muito difícil, porque é um processo de uma vida inteira. Cura interior é cair e levantar, mas é preciso saber para onde ir”.
Ou seja, não existe uma oração mágica, que possa nos curar em um piscar de olhos. Trata-se de um processo. Dia após dia vamos tomando a decisão de amar o outro, ainda que esse não mereça e nem queira o nosso amor. Pois a palavra é clara:
“Amados, amemos-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a  Deus, porque Deus é amor.” (IJoão 4,7-8)
Um dos motivos que nos impede de perdoar, é nos fixarmos no passado,naquilo que nos fizeram de ruim e que ficamos revivendo tudo em nossa mente.
Se queremos alcançar o céu, não podemos ficar só olhando para trás. É preciso seguir em direção a meta. Sem dá ouvidos aqueles que vão nos criticar, nos humilhar e tentar nos tirar do caminho de Deus. Perseverança é a chave para alcançarmos o Reino.
Não sei o que você tem vivido, qual a sua realidade, ou o que te fez uma pessoa magoada, ferida, ressentida. Mesmo que você esteja com a razão, decida-se pelo o amor. Amar sempre vale a pena. Amar torna-nos mais livres e consequentemente mais felizes.
Faça uma oração sincera para Deus hoje. Contando para Ele como anda o seu coração. Fale de suas dores e mágoas... Entregue para o Senhor a pessoa que te machucou, pedindo-lhe a graça de perdoar. Faça isso todos os dias se for preciso, mas não deixe o ódio e o rancor permanecer em seu coração. Lute para ser melhor a cada dia e com certeza a sua vida ganhará mais sabor e alegria.
Reflita com a música, Acorda, do Padre Fábio de Melo.

Acorda pra acordar, agora
Quem na vida não fez acordo com o bem
E vive a viver a vida sem ver
E corre o risco de morrer sem saber
Que o bem é o bem que a vida tem
Quem sonha sem saber que o sonho
É a força que faz a vida ser real
Não poderá saber do quanto é capaz
E se limitará ao pouco que faz
Não saberá ser incomum
Quem só de passado insiste em viver
Com o pé na estrada a retroceder
Abandona a vitória
Esquece a história que o fez vencedor
Quem não sabe ver o tempo passar
Prende-se ao que foi e não sabe evitar
Que águas passadas voltem
Com a força contrária o moinho mover
Oh! Vem...
Não é possível mais viver assim
Vida ao contrário, início preso ao fim
Rota sem rumo, nau sem direção
Amor sem ter razão
Porto sem barco, andor sem procissão
Olhar sem bondade, abraço sem perdão
Amor sem saudade, praia sem verão
Viver sem ter razão

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda reflexão...sem o perdão não somos nada e nos tornamos pessoas fracas. Como bem vc falou, perdoar ou pedir perdão não é fácil, mas a gente que tem Deus no coração vai lembrar do que Jesus disse a São Pedro "perdoar 70x7, perdoar sempre", para isso necessitamos de muito discernimento e se perguntar o que Jesus faria no nosso lugar! Perdão é cura e libertação!
:)
Deus a abençoe amiga!
tamu junta