domingo, 23 de dezembro de 2012

Infância e Adolescência Missionária

Irmã Terezinha, eu e irmã Liliane

 Ontem, participei do EFAIAM (Encontro de Formação de Assessores da  Infância e Adolescência Missionária) na Escola Elze Mendes de Aguiar, na cidade de Mucambo. Foi um dia de muito aprendizado.
 Tive a graça de me formar como assessora da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e recebi o crucifixo, sendo enviada para a  missão de evangelizar e ensinar as crianças e adolescentes.
 Para quem não conhece o trabalho da IAM, segue um resumo do texto de pe. André Luiz de Negreiros. 

 Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária(IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843.
Carlos Forbin Janson sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos. Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China. Seu desejo era ir à China e ser missionário com os missionários.
[...]
 Por que Infância?
Porque os protagonistas são as crianças e adolescentes, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro, independentemente da cultura, raça ou religião. O nome “Infância e Adolescência Missionária” vem de uma devoção existente então na França: a infância do Menino Jesus. Por isto surgiu com o nome de “Santa Infância”.

Por que Missionária?
É missionária porque educa as crianças no crescimento da fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal. Pelo compromisso do batismo, vivem concretamente a experiência da partilha da fé e seus bens com todas as crianças do mundo.

Por que é uma Obra Pontifícia?
Porque se diferencia de uma atividade apostólica transitória. Sua organização, a presença em todo o mundo, pelo seu testemunho e eficiência, tendo sido aprovada e assumida pelo Papa (Pio XI) como Obra evangelizadora a serviço de toda a Igreja.

Qual a sua finalidade?
Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: "Crianças ajudam e evangelizam crian­ças". São crianças em favor de outras crianças.
Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípu­los, a Infância Missionária tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Inspira-se tam­bém em São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões. Ambos viveram ardentemente o carisma missionário universal, doando suas vidas pelo anúncio do Evangelho.

 Para ler o texto na íntegra acesse: 
http://www.pom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1409&Itemid=98
 Conheça também o Blog: Garotada Missionária
acesse: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br/
  

Nenhum comentário: