sábado, 29 de outubro de 2016

O Piedoso Uso do Véu e a Modéstia Cristã

  

  Ontem chegou o meu véu para usar na Santa Missa, sei que estou colocando minha cara a tapa em minha comunidade, pois por enquanto somente eu tomei a decisão de usar. Digo isso, porque moro em um povoado pequeno no interior do Ceará e que infelizmente poucas pessoas dão um verdadeiro valor a religiosidade. Temos uma linda capela dedicada à São José, e essa capela é a mais antiga da paróquia Senhora S'Antana de Mucambo.
  
  Sei que desde que o uso do véu tornou-se facultativo, ou seja, não é obrigado usar, (a mulher escolhe se usa ou não) essa linda devoção tem se perdido e até se tornou desconhecida por muitos. Mas me alegrei ao saber que existem um grande número de católicas que estão resgatando essa linda tradição da igreja que não foi inventada mas que está escrita na Bíblia. 

  Em I Coríntios 11, 12 - 16 o apóstolo São Paulo fala sobre o uso do véu pelas mulheres. Por tanto não se trata de uma invenção mas sim da vontade de Deus. Em breve me aprofundarei mais no assunto aqui no blog para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir a respeito desse tema. 


  Durante as minhas viagens em missão e também nos encontros vocacionais encontrei muitas jovens com devoções que antes eu não conhecia, mas que me chamaram muito a atenção e o desejo de também ser devota para agradar À Jesus e Maria.

  Como é bom encontrar pessoas que nos inspiram a ser mais agradáveis À Deus! Embora correndo o risco de ser alvo de críticas estou disposta a sempre enfrentar e fazer tudo com Jesus, nada sem Maria.

  Recentemente conheci um blog incrível que fala sobre uma das lindas virtudes que mais admiro, A Santa Modéstia. Lendo as postagens da jovem católica Isabela Firmo, autora do blog, só aumentou ainda mais o meu desejo de viver com todas as minhas forças a modéstia cristã. 

  Graças á Deus nunca gostei de usar roupas chamativas, decotadas e curtas, confesso que só uso shortinho e camiseta de alcinhas finas em casa devido a minha região ser a mais quente do país, especialmente agora no verão, pois como já disse moro no Ceará que fica no Nordeste do Brasil. E nessa época do ano a alta temperatura nos obriga a usar roupas mais leves e muitas vezes mais curtas. No entanto uso somente em casa, na presença de familiares e com todo o cuidado para que outras pessoas de fora, especialmente homens não me vejam vestida dessa forma.

  Com meu comportamento quero imitar a Maria Santíssima modelo de santidade e modéstia, quero agradar à Nosso Senhor Jesus Cristo e não ser motivo para que outras pessoas, especialmente os homens que são mais sensíveis no olhar pequem. E isso não quer dizer, embora muitos pensem, que eu quero me mostrar ou parecer "santinha", pois longe de mim esta astúcia diabólica que se chama hipocrisia. Desejo sim a santidade e estou na luta e como disse São João Paulo II: "Santo não é aquele que nunca peca mas sim aquele que nunca desiste."

Paz e Bem!
Salve Maria Santíssima!

Segue o link do blog que citei acima e um vídeo explicativo sobre o uso do véu na Santa Missa da autora Isabela Firmo. Inspirem-se!

http://asantamodestia.blogspot.com.br/



Nenhum comentário: