sábado, 23 de março de 2013

Depressão é coisa séria!


  Foi essa a frase que encontrei em um folheto de um hospital, há um tempo atrás. Até hoje tenho guardado nas minhas coisas esse folheto.
  Salette Ferreira, no seu blog que virou livro, afirma: A depressão atinge os que crêem e os que não crêem. Muitos santos de nossa igreja passaram por essa difícil batalha. Santos como Santa Terezinha do Menino Jesus, em seu leito de morte, tuberculosa, experimentou a depressão: "Quando se padece desta forma, bastaria apenas um instante para se perder o bom senso... e o ato estaria consumado". (História de uma Alma)
  Santa Terezinha pensou em tirar a própria vida, devido à depressão que transpassou à sua alma. Essa enfermidade feriu uma consagrada; portanto, depressão clínica não é sinônimo de falta de fé ou espiritualidade. Um psiquiatra, que nem é cristão, já me confirmou isso.
  Na noite de Sábado, dia 18, por volta das 19:00hs, no distrito de Poço Verde, zona rural de Mucambo,uma jovem resolveu tirar a própria vida, se enforcando, justamente no dia do seu aniversário de 16 anos. Ainda não se sabe ao certo o motivo que a levou a cometer o suicídio, mas a notícia dessa tragédia se espalhou por todas as comunidades circunvizinhas. Visitei o perfil da jovem no Facebook e não faltam mensagens de condolências, por parte de amigos e até desconhecidos que se comoveram com o caso.
  A depressão não escolhe faixa etária, sexo, raça ou classe social. Todos estão sujeitos a sofrer com esta doença. Não estou aqui afirmando, que a jovem que cometeu suicídio tinha essa enfermidade psicológica, pois como já citei, não se sabe o motivo que a fez tomar essa atitude impensada. Mas quis tomar esse caso como exemplo, para mostrar que muitos sentimentos desordenados dentro de nós, podem se tornar algo fatal.
  Infelizmente muitas pessoas deprimidas, sofrem caladas, ou quando expõem seus problemas aos demais, sofrem ainda mais com a falta de compreensão de muitos que dizem que isso é frescura, besteira...
Entretanto, volto a dizer: depressão é coisa séria! E assim como os transtornos de ansiedade, que também podem gerar uma depressão, tem tratamento. 
  Se você sofre com esse problema, busque forças em Deus, através da Palavra,  da Eucaristia, da oração, do louvor e da adoração... Mas também do tratamento médico. Não tenha receio em procurar um psicólogo ou psiquiatra e até mesmo em tomar remédios, se necessário.

  Reze com essa música:


Te farei Vencer / Adriana Arydes

No silêncio desde quarto
Com essa dor dentro do peito
Eu sei, não há outro caminho
Eu sei que não há outro jeito

As lágrimas não sei como cessar
E às vezes não me deixam enxergar
Mas, sei que com a fé no meu Senhor,
Eu posso, tudo passa
É o Senhor quem me diz:

Confia em mim, vou com você
Não te deixarei só.
Se for fiel, te honrarei
E te farei vencer

Eu luto por ti
Eu venço por ti
Não temas, confia
Pois te farei um vencedor

   

Nenhum comentário: