domingo, 26 de janeiro de 2014

Minha vocação é o Amor!

"Ó Jesus, meu Amor... minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor! (Santa Terezinha do Menino Jesus)
   Hoje acordei muito cedo para  preparar a reunião da IAM de Carquejo e, fiquei lembrando do dia em que participei do EFAIAM (Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária), que aconteceu há um ano atrás, quando recebi o certificado de assessora da IAM e o crucifixo.  Lembrei-me dos vídeos, das músicas e das palavras da irmã Terezinha Arcanjo que nos deu a formação. Nossa, como o meu coração ardia em um desejo forte de colocar em prática tudo aquilo que eu estava aprendendo.
  O carisma da Infância e Adolescência Missionária é muito lindo! Criança evangelizando criança e adolescente evangelizando adolescente. Os compromissos consistem em:

1. Tornar Jesus conhecido e amado.
2. Colocar-nos à disposição de todos com alegria.
3. Repartir nossos bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifícios.
4. Rezar todos os dias pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro.
5. Louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos.
6. Manter-se bem informados sobre os acontecimentos que envolvem as pessoas de todos os continentes.
7. Reconhecer o que é bom da vida e cultura dos outros povos, respeitando-os e valorizando-os.
8. Ser bem comportados e responsáveis, em casa, na escola, na comunidade, evangelizando com o exemplo da própria vida.
9. Nunca desanimar diante das dificuldades.
10. Tornar Nossa Senhora, mãe de todos os povos, conhecida e amada.

   A preocupação com os que sofrem,  de modo especial as criancinhas, a existência de um cofrinho que uma vez no mês, os participantes do grupo depositam uma moedinha durante um ano e, depois é entregue ao pároco que repassa para a diocese e daí é depositado em uma conta para ajudar crianças e adolescente no mundo inteiro, tudo isso faz parte dessa linda missão. A IAM existe há 170 anos e já tem ajudando muito os mais sofridos, pois há inúmeros outros grupos existentes a nível mundial. 
    Antes de conhecer o trabalho da Infância e Adolescência  Missionária, fui por duas vezes coordenadora de grupos de perseverança e de grupo de jovem aqui na minha comunidade, mas nunca tinha me sentido desse jeito sendo assessora da IAM de Carquejo. Me senti privilegiada ao saber que Carquejo foi a primeira comunidade da Paróquia de Mucambo a formar a IAM. Espero e desejo de coração que os representantes das outras comunidades que participaram do EFAIAM também se sintam chamados e desejosos a colocar em prática essa missão tão bela!
     Hoje também  veio muito forte em meu coração a frase de Santa Terezinha do Menino Jesus que diz:
"Ó Jesus, meu Amor... minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor!  E é isso que eu quero  dizer ao meu amado Senhor. Não que eu esteja querendo aparentar ser uma "santinha" como infelizmente ouço muitos falando assim ao meu respeito, como qualquer pessoa de igreja que sofre esses tipos de "deboches" porque sabem dos nossos defeitos e falhas. Mas mesmo eu sendo pecadora como todo mundo, O Senhor quis precisar de mim e me chamou para essa missão. E é esse o meu desejo! A vocação que todos nós somos chamado é o Amor. Amar a todos mesmo aqueles que por algum motivo não nos damos bem, amar as crianças, os adolescentes, os jovens, os anciãos, todos os povos e culturas, a natureza e principalmente a Cristo. 
   E por fim quero partilhar um dos vídeos que a irmã Terezinha nos apresentou no EFAIAM, e que também foi um dos que mais me tocou e fez arder meu coração com esse desejo de realizar a missão que O Senhor me confiou.  Encerro com um dos lemas da IAM: DE TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNDO, SEMPRE AMIGOS!




2 comentários:

Flavia Damasceno disse...

Querida Katia, é com grande alegria que lhe parabenizo...
a Missão da IAM é uma Bela Missão, o Carisma nos deixa Apaixonados, e nos faz perceber o quanto podemos fazer algo, por mas pequeno que seja o que fazemos, se torna grande...
Parabéns a Todos da IAM em Carqueijo e sempre que precisar de alguma coisa estarei sempre aqui...
Flavia IAM Sede Mucambo

Kátia Aparecida disse...

Querida Flávia, muito obrigada! Suas palavras me dão mais motivação para seguir com essa linda missão. Realmente o carisma da IAM é apaixonante e contagiante! Louvo ao Senhor por ter me presenteado com essa vocação tão bela! Muito obrigada mesmo! Que Jesus abençoe vc e todos da IAM do mundo inteiro! Que sempre possamos levar a esperança, a fé e o amor em com oração atos concretos por onde Deus nos enviar! Que Ele lhe abençoe!