segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Bíblia, remédio contra o desânimo

 


 "Ademais, todos os que querem viver com piedade em Jesus Cristo serão perseguidos. [...] Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo; você sabe de quem aprendeu. Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo". (II Timóteo 3, 12.14-15)

 Hoje, pela manhã, enquanto fazia meu estudo da Palavra, Deus me tocou bastante através dessa passagem. Eu tinha acordado muito desanimada, me sentindo realmente vacilante na fé, por causa de certas situações que tenho vivido.
 Tomei o café da manhã ouvindo as sábias palavras de Márcio Mendes, no programa, Sorrindo Pra Vida, da TV Canção Nova. E suas palavras foram me animando.
  E o Márcio falava que, uma pessoa que busca verdadeiramente a Deus, não fica com a mente mergulhada nas preocupações. Porque desta forma, Ele não poderá trabalhar nela. E os problemas que enfrentamos podem ser usados pelo Senhor, como meios para nos levar á vitória. Mas é necessário a confiança, a perseverança... Frutos de uma  vida íntima com o Espírito Santo.
 Depois, ao fazer meu estudo da Palavra, me deparei com os versículos acima. Eu estava muito desanimada por causa das críticas que tenho sofrido, de certas pessoas falsas que as vezes eu preciso conviver. Da pressão que muitos impõe sobre mim em questões particulares da minha vida. E tinha esquecido totalmente que ser perseguido faz parte da carreira de um cristão.
  Olha como o inimigo de nossa alma é astuto! ele usa de nossas fraquezas para nos desanimar, nos roubar a paz  e enfraquecer na fé. Minha mente parecia fechada. Foi quando li o versículo 13, da segunda carta de S. Paulo a Timóteo, capítulo 3: "Ademais, todos os que querem viver com piedade em Jesus Cristo serão perseguidos".
  Minha mente se abriu a essa verdade e meu coração se encheu de uma nova coragem de enfrentar as dificuldades pela força da fé.
  E logo mais no versículo 14, a receita para a vitória contra o desânimo e a força para ser fiel ao Senhor, apesar das crítica e zombarias: "Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo; você sabe de quem o aprendeu". Esse é o caminho: permanecer firme na Palavra. Olha a importância da leitura bíblica em nossas vidas!
  E por fim, o versículo 16, que diz: "Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo".
  Isto me fez lembrar de quando eu era criança, por volta dos seis anos. Pegava a bíblia das crianças e me deitava no chão da sala e ficava lendo as passagens. E uma das minhas preferidas era a história de José do Egito. Eu lia do começo ao fim, sem intervalo. Chorava de emoção com o reencontro de Jacó com seu filho José. E me imaginava vivendo esta situação com minha mãe adotiva, Maria das Dores, que tanto amo!
 A bíblia sempre fez parte da minha vida e precisa continuar sendo, sempre mais. Ela é um poderoso remédio contra o desânimo, um consolo imenso para nossa alma, uma força potente e uma coragem gigantesca contra as perseguições.
  Enquanto eu preparava essa postagem, lembrei-me de uma música que o padre Fábio de Melo canta, Viver pra mim é Cristo. Ouvindo-a  fui rezando com sua letra, que tem tudo haver com o que refleti. Convido você a orar com essa música também.



Viver pra mim é Cristo - Padre Fábio de Melo

Senhor, preciso Te dizer que é impossível me esquecer
Que não estou só nesta batalha entre o bem e o mal
A cada nova experiência, eu Te glorifico mais
Te ter é a maior diferença em mim
Se os bons combates eu não combater
Minha coroa não conquistarei
Se minha carreira eu não completar
De que vale a minha fé tanto guardar
Se perseguido aqui eu não for
Sinceramente um cristão não sou
A Tua glória quero conhecer
Ver a experiência de sobreviver...
Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar
Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar... até chegar ao céu
Se calarem o som da minha voz
Em silêncio estarei a orar
Se numa prisão me colocar
Eu vou Te adorar
Se minha família me trair
Eu vou sonhar com Deus
Viver seus planos isso é parte
De uma carreira de cristãos



Nenhum comentário: